Produção de Diário Ficcional

AUTORA
Professora Veridiana do Nascimento Ferraz, 5º ano B

Os alunos do 5º Ano B da Escola Municipal Padre Ladislau Maibuk desenvolveram atividades de leitura e produção textual com o gênero textual Diário Pessoal. Um diário pessoal ficcional pode ser uma forma emocionante e desafiadora de escrita criativa. Ao criar um personagem e um mundo fictício, o autor pode explorar sua imaginação e contar uma história única e envolvente.

Utilizando o livro didático - A Conquista de Língua Portuguesa, a turma realizou a leitura de um trecho da história “Diário de um banana”, analisando suas partes e interpretando o mesmo. Em seguida, foi lido um texto de e-mail sobre um dragão, após a leitura os alunos deveriam criar o diário ficcional sobre os personagens do e-mail. Reuniram-se em grupos escrevendo o dia a dia de como cuidar de um dragão e suas aventuras. Também criaram ilustrações do texto produzido e realizaram a reestruturação. Depois de produzido e revisado os textos, reuniram as histórias criando um livro que foi entregue à turma do 4º ano.

Como forma de incentivo à leitura foi colocada à disposição dos alunos uma caixa com livros diversos, onde todo dia é realizada leitura em sala de aula.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidratação e xixi

Pizzas e frações